Quem são os culpados, publicitários ou jornalistas?









“Bem amigos da Rede Glóbulo! Estamos aqui, em Istambul, para mais um espetáculo, um Show de Bola ao Cesto! Brasil e USA! Mundial 2010 de basquete masculino!”

Talvez seria assim a narração de Galvão no início da transmissão de ontem (30/08) no jogo entre Brasil e USA pelo campeonato mundial. Disse talvez porque dificilmente a televisão brasileira dará ao basquete a mesma atenção que dá ao nosso querido esporte bretão.

Sim, isso mesmo! Está acontecendo um campeonato mundial de basquete! A seleção brasileira está muito bem, ganhou os dois primeiros confrontos, tem um grande time, jogou de igual pra igual com os criadores do Bola ao Cesto, perdendo por apenas 2 pontinhos lutando até o último segundo.

Além disso, o Brasil juntamente com os Estados Unidos, são os dois únicos países que participaram de todos os campeonatos mundiais. Aliás, somos duas vezes campeões mundiais. E temos quatro brasileiros jogando na NBA, o milionário e principal campeonato de basquete no mundo! Mas provavelmente você não sabia disso, não é?

No domingo estava assistindo o segundo jogo da seleção, sozinho no quarto é claro, quando minha esposa me pediu para buscar algo na casa da minha mãe. Eu disse: “Mas está passando o jogo do Brasil!” Ela disse: “Do Brasil? Mas é basquete. Ele vai perder mesmo! Vai lá.”

Ontem a tarde na rádio, me preparando para entrar no ar e já procurando na net um jeito de assistir o jogo contra a seleção americana, meu colega de trabalho solta essa: “Mas a Copa já acabou cara, tá procurando o que ai?”

Agora, de quem é a culpa de você não saber sobre esse assunto e tantos outros que te passam desapercebidos, porque te jogam na cara sempre as mesmas coisas? Os publicitários, que não tem coragem ou não tem competência para explorar outras mídias, ou os jornalistas, que não tem o culhão de falar sobre coisas diferentes e preferem aquele assunto já mastigado e de fácil digestão?

Isso pode explicar também o porque de nunca irmos bem em uma olimpíada, pois não damos a mesma atenção a todos os esportes. Pense nisso. Lembrando que nesta quarta-feira (01/09) tem Brasil e Eslovênia às 15:30h.

Abraços e boa semana,

Ricardo Veiga (Jack)

3 comentários:

Ricardo Veiga disse...

O seleção brasileira perdeu para a Eslovênia, mas seguiu para a próxima fase no Mundial. Nesta terça joga contra a seleção da Argentina já pelas oitavas de final.

Jr Punketone disse...

Interessante, mas esta discussão é velha e já tem teorias demais. Eu mudaria a proposta de reflexão, afinal, vc está escrevendo para internautas que, pressupõe-se, têm acesso a (quase) todas as informações que quiserem. Portanto, esta história de "de quem é a culpa" não existe ou não leva a qualquer lugar. A conversa, a meu ver, deveria ser direcionada para o consumidor da informação, isto é: você, que está aí bundando na internet achando que sabe de tudo um pouco porque abre o google e ele "acha" o que você pediu, está realmente consumindo a informação de maneira correta? Existe maneira correta de consumir informação hoje em dia? Ou ainda somos dependentes dos meios, como você disse no texto (meios estes alimentados por jornalistas e publicitários, entre outros muitos profissionais de muitas outras áreas)? Qual informação depende só do consumidor e qual depende dos meios?
Boa sorte no projeto.
Abraço.

Claudinei Jr.

Ricardo Veiga disse...

Claudinei, realmente não existe maneira correta de consumir informação hoje em dia. Mas como disse um jornalista amigo meu após ler este post, tudo parte das regras ditadas pelas grandes redes de TV no país. Especialmente da maior e mais "poderosa", por enquanto, Rede Globo. Querendo ou não, todos nós somos influenciados por elas, inclusive eu, você e o internauta que tem acesso a este blog. Internauta este, que busca no Google mais sobre aquele assassinato ou acidente que viu no Fantástico, ou que posta no twitter sua indignação por seu time estar perdendo, ao mesmo tempo que assiste ao jogo de futebol pela TV. A culpa portanto, talvez seja de nós mesmos, consumidores. Jornalistas e publicitários apenas nos dão o que pedimos. Valeu pelo comentário. Este blog é um exercício para nós futuros publicitários e jornalistas. Ainda estamos aprendendo. Abs!

Postar um comentário